Tinha um bom tempo que não conseguia comer no Asia Lounge. Na penúltima vez, cheguei, não fui atendido, e sentei a uma mesa no mezzanino. O garçom disse que não poderia ficar ali, porque aquela área estava fechada, já que só havia ele atendendo as mesas (todos os outros garçons haviam faltado). Ele não me colocou em outra mesa e eu decidi ir embora. Tchau. Acabei voltando, duas semanas depois, porque se espalhou a notícia de que o restaurante estava em reformulação, e que um chef novo (brasileiro) havia assumido a cozinha. Valeu a pena: frequentava o Asia há mais de três anos e esta última vez foi a melhor de todas em termos de comida. O serviço ainda precisa de ajustes, mas cobremos uma coisa de cada vez.
Contextualizando: se não me engano, o Asia foi o primeiro japonês da cidade, tirando o restaurante do Belas Shopping, criativamente batizado de Sushi. Já se servia sushi e sashimi em alguns lugares, de forma irregular, especialmente no Cais de 4 (sim, o nome é esse), mas não havia uma casa especializada. A comida sempre foi ok, e, até pela falta de opção, a gente superestimava as suas qualidades, especialmente porque o lugar é agradabilíssimo, com uma decoração interessante, japonesa mas moderna. São dois ambientes, como falei: térreo, ideal para quem está com mais gente, e o mezzanino, para uma atmosfera mais íntima. O Asia fica na Rua da Missão, a rua dos hotéis Trópico, Tivoli e Epic Sana. É logo abaixo desse último hotel, na quadra que começa com uma loja da Lacoste. Facinho de achar.
Voltando à comida, a diferença desse novo chef para o anterior é que ele incluiu pratos de fusão, com influência vietnamita e indiana, além de carne com cogumelos e coisas que parecem mais francesas que orientais. O que eu posso falar disso? Nada. Eu vou no restaurante japonês para comer comida japonesa, basicamente, e se eu acho que o Asia está melhor é porque a execução desse menu mais tradicional melhorou consideravelmente.
Pedimos vários pratos para avaliar esta nova fase, e o garçom não estava exatamente preparado, para isso, e muito menos a cozinha, que acabou servindo as coisas fora da ordem que havíamos pedido: o sashimi ficou por último, por exemplo, depois das comidas mais pesadas. Mas vamos lá: pedimos de entrada uma porção de shitake e outra de shimeji. O shitake, que sempre foi bom aqui, estava delicioso e bem temperado. O shimeji nunca veio, e o garçom só disse ao final de todas as refeições (como tudo começou a vir fora de ordem, pensei que poderia ainda vir mais tarde).
Em seguida, teppaniyaki de peixe com vegetais. Muito bom, mas super pesado para você experimentar com outras coisas. Aquilo serviria sozinho para uma boa refeição, especialmente à noite. O tempura de camarão, um pouco gorduroso demais, mas ainda assim bem bom, vem com os mesmos vegetais, praticamente. Tudo muito bem temperado, consistente, saboroso. Recomendo pros dias de fome, porque sushi e sashimi só enchem por 40 minutos, você sabe.
Aliás, o sushi e o sashimi só vieram depois desse monte de comida. Pausa para respirar. Não pedimos combinado. Experimentamos o ebi panado e o sakana de garoupa, com um temaki de ovas. Tudo ok, honesto. O melhor de tudo foi o sashimi, muito bem cortado. Era comum no Asia o peixe vir frágil, se desmontando, e até por isso o Shogun virou o melhor japonês assim que inaugurou. O Asia correu atrás. O peixe estava ótimo, coeso, sem cara de anteontem, sem despedaçar, e muito gostoso - tanto o salmão quanto o atum. Dá pra ver que agora há um sushiman de verdade no restaurante.
Depois disso tudo, ainda tivemos fôlego para sobremesa. Põe esse cheesecake com molho de frutas vermelhas na conta do fusion, já que não havia nenhuma opção especialmente japonesa. Tava ótimo, vá lá.
Mas enfim, mais que qualquer prato, a melhor coisa de retornar ao Asia foi ter de volta um restaurante já descartado. Numa cidade sem tantas opções assim como Luanda, a gente valoriza cada lugar: todos são importantes. Ainda mais quando são agradáveis e com um ambiente tão bacana como esse. Fiquei feliz.
Heheeee me deu água na boca certo que irei!!!
ResponderExcluir